quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Acetilcolina


A acetilcolina -ACh - foi o primeiro neuro-transmissor descoberto. Possui um papel fundamental tanto no sistema nervoso central (SNC) - constituído pelo encéfalo e pela medula raquidiana - no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no sistema nervoso periférico (SNP) - do qual fazem parte o sistema nervoso somático (SNS) e pelo sistema nervoso autônomo ( SNA). É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos. Apresenta uma massa molar de 146,2 g/mol e sua fórmula química é CH3COOCH2CH2N+(CH3)3.

É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo (SNA). É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.

No sistema nervoso somático, a contração muscular acontece devido à liberação da acetil-colina pelas ramificações do neurôio ( axônio).

No sistema nervoso autônomo, os nervos simpáticos também produzem a acetilcolina, além da noradrenalina, diferentemente do parassimpático.

Adrenalina


A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas ad-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as ad-renais ou supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, acelera os batimentos cardíacos, eleva a pressão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

Quando lançada no sangue, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo , a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, aumenta o nível de açúcar no sangue (hiperglicemia), diminui o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir,ou brigar, por exemplo. É também usada pela medicina em paradas cardíacas ou para aumentar a duração de anestésicos locais devido ao seu efeito vaso-constrictor.

Afeta tanto os receptores beta¹-adrenérgico (cardíaco) e beta²-adrenérgico (pulmonar). Possui propriedades alfa- adrenérgicas que acarretam em vasoconstrição.

A adrenalina também tem como efeitos terapêuticos a broncodilatação, o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Serotonina


A serotonina é um importante neuro-transmissor( hormônio), isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células principais do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também comumente designada por este nome.

Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos do ambiente. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor.

A serotonina parece ter várias funções , como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD "mimetizam" alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo. No caso do ecstasy, faz com que as células transportadoras das moléculas de serotonina façam o processo inverso, e as moléculas de serotonina sejam novamente capturadas pelos receptores de serotonina, repetindo o efeito desnecessariamente.

Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central( SNC ). Neste caso, deve se administrar inibidores da recaptação de serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina, ocasionando numa maior disponibilidade deste neuro-transmissor na fenda sináptica. Um determinado número de alimentos, como bananas, tomates, chocolate e o vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.Outras ações como sexo e tomar sol fazem liberar serotonina.

O triptofano é o aminoácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina bastante para as suas várias funções.