domingo, 11 de outubro de 2009

Viroses


doenças causadas por VÍRUS
AIDS
Bronquite
Catapora (varicela)
Caxumba
Condiloma Acuminado
Dengue
Faringite
Febre Amarela
Gripe
Gripe do Frango
Herpes Genital
Hepatite
HPV (Human Papiloma Virus)
Pneumonia
Poliomielite
Raiva
Resfriado Comum
Rotavírus
Rubéola
Sarampo
Varíola

AIDS / DST / Aparelhos Reprodutores

AIDS E DST
A maioria das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), não apresenta sintomas fortes nas mulheres, quando estão no início. Isso porque o órgão sexual da mulher é "prá dentro", enquanto que o do homem é "prá fora". Por isso as mulheres precisam fazer exames com o ginecologista (médico de mulher) pelo menos uma vez por ano. Se a mulher tem um corrimento (secreção vaginal) que não dá coceira, não tem cheiro, é trasparente e em pouca quantidade, não é doença. Qualquer alteração, é bom perguntar ao médico o que está acontecendo.




Aparelho reprodutor feminino.



Aparelho reprodutor masculino.
Usando sempre camisinha, a gente fica livre das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e da AIDS. Mas, preste atenção! Tem que colocar e tirar do jeito certo! Não pode usar vaselina nem cremes gordurosos por que estraga a camisinha e, depois de usada, tem que jogar no lixo!

Você sabe como colocar uma camisinha?

Genética


Endonuclease de restrição BamHI ligada ao seu sítio específico no DNA.
A molécula de DNA está representada em spacefill, onde podem ser diferenciadas as "espinhas" de fosfato/desoxi-ribose (em alaranjado) e as bases nitrogenadas (marron). Os dois monômeros de BamHI estão representados em cartoon (em tons de vermelho).
Enzimas de restrição reconhecem seqüências específicas no DNA, usualmente palíndromes, e catalisam a quebra da ligação fosfodiéster de ambas as fitas. BamHI reconhece a seqüência GGATCC, clivando entre a primeira e a segunda Guanina em ambas as fitas:


5'--------GGATCC--------3'
3'--------CCTAGG--------5'



5'--------G GATCC--------3'
3'--------CCTAG G--------5'

A utilização destas enzimas permite a construção de moléculas de DNA recombinante, sendo a base da clonagem molecular e de diversas metodologias de uso corrente em biologia molecular.





--------------------------------------------------------------------------------



Enzima anidrase carbônica (AC) formando um complexo com uma molécula de CO32-
A molécula da AC está representada em alaranjado (sob forma de cartoon). Ao centro, numa cavidade da molécula, pode ser visualizado o ácido carbônico (sem os átomos de hidrogênio).
A reação reversível de hidratação do dióxido de carbono para formar ácido carbônico (H2O + CO2 ↔ H2CO3) é uma das mais simples e vitais. Na ausência de um catalisador esta reação pode levar vários segundos para ocorrer, o que seria incompatível com os processos vitais. Assim, 1 mol de CO2 levaria ~33 s para reagir com igual quantidade de água e formar ácido carbônico. A AC é uma enzima de distribuição ubíqüa em diversos tecidos, sendo especialmente abundante naqueles envolvidos com processos respiratórios e de manutenção do equilíbrio ácido-básico. É estimado que, em mamíferos, 1 litro de sangue contenha de 1 a 2 g desta enzima. Dentre as enzimas conhecidas, é uma das mais ativas. Seu número de turnover é da ordem de 106 s-1. Isto significa que, a cada segundo, uma única molécula de AC é capaz de converter 106 moléculas de água e gás carbônico em ácido carbônico (ou vice-versa, dependendo das concentrações relativas de substratos e produtos). Portanto, 1 mol de CO2 pode ser convertido em H2CO3 em 0,000001 s.





--------------------------------------------------------------------------------



As moléculas representadas acima são apenas GIFs animados. Não há possibilidade de interagir com as mesmas para modificar a forma de apresentação ou visualização. Para mais detalhes sobre a estrutura e função destas e diversas outras moléculas dê uma conferida na Galeria de Moléculas, onde as mesmas são apresentadas numa forma interativa.

Problemas ambientais


Um dos maiores problemas do século XXI é o crescimento exagerado das cidades, tal fato produz grandes agravantes ambientais, já que o crescimento ocorre de forma rápida e desorganizada. Existem inúmeros fatores que comprometem o meio ambiente, como a produção do lixo e esgoto, as chuvas ácidas, as poluições, o desmatamento, os problemas de temperatura entre outros.

A eliminação do lixo gerado pelas pessoas dos grandes centros é feita principalmente por meio de aterros sanitários. Esses são grandes áreas de terra que serve para depositar os vários tipos de lixo. A utilização de materiais inorgânicos são os que mais preocupam os ambientalistas, pois demoram muito para se decompor.

A poluição gerada nas cidades pode ser liberada de várias formas. A poluição pode ser originada por meio de lixo depositado em locais impróprios, radiações, ruídos, substâncias químicas, agentes contaminantes e outros.

As chuvas ácidas ocorrem como conseqüência da liberação de gases na atmosfera que alteram a acidez da água podendo provocar diferentes problemas ao meio.

A inversão térmica é uma alteração da circulação do ar em determinadas áreas que ocorre na superfície, impedindo que os poluentes liberados na atmosfera sejam dispersos.

As ilhas de calor acontecem em todas as cidades pouco urbanizadas, pois fatores como asfalto, concreto, poluição e a grande quantidade de prédios aquecem a temperatura da região. A urbanização das cidades é importante devido a sua interferência na temperatura, já que as plantas podem amenizar tal problema.

As enchentes também são causas provocadas pelo homem, pois apesar de ser um fenômeno natural, elas devastam as cidades por causa das alterações feitas pelo homem na natureza. A retirada das coberturas vegetais, a utilização de materiais impermeáveis no solo, o depósito indevido de lixo nas ruas e outras atitudes humanas colaboram para a proporção do problema.

Para melhorar as condições de vida nos grandes centros e diminuir os impactos provocados no meio ambiente, é preciso retroceder para melhorar as condições ambientais dos grandes centros.